terça-feira, 2 de julho de 2013

Stored Procedures, Triggers e Views

By on 00:47

Uso de Stored Procedures, Triggers e Views
O uso correto destes objetos de SGBDs melhora a velocidade do banco, além de garantir integridade entre as tabelas sem que o programa precise se preocupar com isto.


Stored Procedures (SPs) – Procedimentos Armazenados : são equivalentes às subrotinas da linguagem normal, nelas podem ser inclusas estruturas de repetição e de decisão, executa cálculos, inserções e updates dentro do banco, além de poder ou não retornar datasets (conjunto de dados), pode ser usado para confecção de relatórios que possuem vários parâmetros ou em rotinas que efetuam vários cálculos. A principal vantagem está no tráfego pela rede, quando um comando SQL é mandado pela rede, será mandada toda a consulta, no caso das SPs seria enviado pela rede apenas os parâmetros, além disso o motor do FB analisa se a expressão está OK, isto ocorre a cada requisição do comando SQL, já no uso de SPs sua otimização é feita no momento da criação, não precisando passar por um interpretador a cada requisição ao banco, desta forma ganha muito em performance em relação às querys convencionais.

Triggers – Gatilhos: diferentemente das SPs as triggers não retornam datasets, porém tem uma característica muito importante, elas são acionadas automaticamente pela alteração da tabela à qual está vinculada. Qual a vantagem disto? As triggers podem ser utilizadas para garantir a integridade dos dados, imagine que temos a tabela funcionários e a tabela histórico de salário, ao atualizar o salário de um funcionário temos que inserir os dados anteriores na tabela de histórico de salários, com o uso de triggers isto acontece automaticamente sem que a aplicação precise se preocupar com isto.

Views – Visões: São úteis quando há utilização de várias tabelas na mesma consulta, uma view não é nada mais do que um “select” armazenado no banco, só que tem a vantagem de já estar otimizada, tendo as mesmas características das SPs neste quesito. No uso de views temos consultas com menor tempo de resposta, fazendo com que o Sistema fique mais leve.

0 comentários:

Postar um comentário