terça-feira, 9 de julho de 2013

GNU GPL e suas 4 Liberdades do Software Livre

By on 13:19

O movimento software livre deslanchou em 1983 com Richard Stallman quando fundou a FSF - Free Software Foudation, que mantém a licença GNU GPL - GNU General Public License.
A GPL baseia-se em 4 liberdades, são elas:

  • Liberdade 0 - Liberdade para o programa para quaisquer propósitos;
  • Liberdade 1 - Liberdade para estudar como o programa trabalha e adaptá-lo às suas necessidades. Ter acesso ao código fonte é essencial para isso.
  • Liberdade 2 - Liberdade de redistribuir cópias de forma que você possa ajudar outras pessoas.
  • Liberdade 3 - Liberdade para melhorar o programa e disponibilizar as melhorias para o público, de forma que toda a comunidade possa se beneficiar disso. Ter acesso ao código fonte é essencial também para isso.

Com a garantia destas liberdades, a GPL permite que os programas sejam distribuídos e reaproveitados, mantendo, porém, os direitos do autor por forma a não permitir que essa informação seja usada de uma maneira que limite as liberdades originais. A licença não permite, por exemplo, que o código seja apoderado por outra pessoa, ou que sejam impostos sobre ele restrições que impeçam que seja distribuído da mesma maneira que foi adquirido.

Atualmente a GPL está disponível em três versões, GPLv1, GPLv2, GPLv3. Fique por dentro de suas diferenças em: http://www.gnu.org/licenses/gpl.html


A respeito do GNU e da FSF podem ser obtidas nos sites:
www.gnu.org

Aproveite e veja a relação entre software livre e open source na palestra do Lincoln de Souza no fisl14


0 comentários:

Postar um comentário